Quem sou eu





Crie glitters aqui!

"...Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda..."

Cecília Meireles

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

FIM DE ANO EM NOVA ODESSA (Relato)



O planejamento para a festa de Virada de Ano começou em meados de novembro,  quando começamos a acessar o site,  para  cadastrar-mos no Amigo Secreto on-line. Nós costumamos fazer a revelação do amigo secreto no último dia do Ano. De novembro até o dia da revelação, ficamos trocando e-mails, recadinhos, piadinhas... Trocamos muitos bilhetinhos, todos públicos, então todos sabem o que está acontecendo. A felizarda da Ivany levou muitas cantadas; não só ela, o Dudu e o João Pedro também foram vítimas de bilhetinhos anônimos, tudo para rir e tirar o sarro. Neste Ano teve uma novidade: o Mural do amigo secreto ficou repleto de poemas, todo mundo resolveu virar poeta. Foi muito engraçado. Então combinamos de montar um Sarau, após a ceia.
A família é muito grande, o planejamento antecipado é fundamental, precisamos planejar muito bem o formato e o local da festa. Todos os pratos são feitos por nós, nada de comprar comida pronta. Dividimos os variados tipos de comidas. Nesse ano, o lugar escolhido foi à casa do filho mais velho em N.O.
Uma semana antes da festa o povo já começou a chegar, a casa já estava enfeitada desde o Natal, toda pronta para receber a família de Sampa.
Na véspera, a cozinha ferveu de gente; algumas mulheres já haviam preparado as sobremesas em suas casas, outras trouxeram os ingredientes e prepararam aqui em nossa cozinha.  Batedeiras ligadas, batendo cremes e molhos; o liquidificador também não teve descanso.  Logo o sorvete caseiro, da Tia Elã ficou pronto, juntamente com a torta de limão da tia Rê, o manjar, a torta de abacaxi do Vitor e da Mel, a torta de ricota da Jane, o estrogonofe de chocolate da Ivany e os outros doces que foram chegando e nem sabemos quem fez.
Durante o dia foi uma trabalheira, a cozinha ficou cheia desde cedo, todo mundo queria colocar em prática os seus dotes culinários, tudo preparado com muito carinho e muita conversa. Na cozinha todas trabalham e conversam ao mesmo tempo, umas atropelando as outras, umas falam dos filhos, outras davam a receita do que estavam preparando, outras comentam sobre a roupa que usariam à noite. Tudo simplesmente maravilhoso!
As crianças correm, brincam e brigam, os homens se preocupam com as compras e em cuidar dos pequenos.  Na sexta-feira, acordamos e já começamos a preparar os pratos salgados, carnes, aves, tortas, saladas e lentilha. A casa tinha um delicioso cheiro de assados, de molhos, frutas e caldas.
Ao anoitecer fomos nos trocar, a Mel trouxe seu kit maquiagem.  Maquiou toda a mulherada. Logo todos estavam lindos e vestidos com suas melhores roupas, para esperar o Ano Novo em grande estilo: Ano Novo exige roupa nova.
As mesas foram preparadas no Jardim. Uma mesa repleta de frutas: uvas, morangos, pêssegos, abacaxis, nectarinas, etc. A outra estava com os pratos quentes; a carne assada com creme e o maravilhoso escondidinho de Bacalhau da Dona Jandira, a ave assada e a salada mista da Vânia, a super torta de frango da Jane, o pernil, e a carne recheada com molho de cogumelos da Rê, a deliciosa lentilha com bacon da Mel e o salpicão da Elaine. Comemos e nos esbaldamos com um pouco de tudo.  Teve tanta gente que tivemos que fazer uma fila.  Tomamos vinho e comemos com paixão.
Logo ia dar meia-noite, corremos para a sacada. A noite estava linda, o céu bem claro, milagrosamente não choveu. Em poucos minutos os fogos começaram a rasgar o céu, iluminavam e depois desciam formando cascatas de luzes brilhantes, coloridas... Batíamos palmas, gritávamos, bebíamos champanhe e nos abraçávamos.
Era o Ano Novo que acabava de nascer, então fizemos uma serenata muito animada para ele.
Ao voltarmos para o jardim, a mesa de sobremesa já estava posta. Simplesmente maravilhosa. Nós nos deliciamos com as sobremesas, comemos as guloseimas com os nossos amigos que vieram nos desejar Feliz Ano Novo; a Tia Tereza, a Luiza e o Reynaldo,
Improvisamos um palco para a apresentação do Sarau.  Seu Moises, Bianca, Gil e Dudu no violão, Ivany e Lucas no vocal, cantaram “Imagine” do John Lennon, que emocionou a todos. A Vânia chorou de emoção e saudade da Lica, o Lucas fez um emocionante poema para todos da família, a Rê apresentou uma poesia para o Ano Novo e outra homenageando suas amigas. Ela acabou chorando também, pois a maioria das homenageadas estava ali em sua frente, e ela foi citando uma a uma, e falando da importância de cada uma delas em sua vida. A Elaine apresentou uma poesia que ela fez  para a Rê, a Bianca cantou com a Renata e a Marina uma música de sua própria autoria. O Sarau foi um sucesso com várias outras apresentações. Nos empolgamos e cantamos até de madrugada todo o repertório da MPB que conhecíamos. Fizemos a revelação do amigo secreto, que também foi muito divertida, a maioria ganhou mais de um presente.
Foi assim que aconteceu nossa virada de Ano. Nunca tivemos um fim de Ano tão intenso, alegre, cheio de espontaneidade. Com tantas alegrias nos primeiros momentos do Ano Novo, acredito que o Ano será simplesmente Maravilhoso.
Regina Gois

6 comentários:

  1. Mais uma vez estou eu aqui, comentando os seus contos e, dessa vez, uma história real, com a mais fiel transcrição, repleta de verdade e emoção!! Esse ano realmente deixará marcas em todos nós pois foi muito gostoso e especial! Você fez questão de abranger a todos, contou detalhes que eu já havia esquecido... Estou até suspirando de saudades mas com a nítida certeza que esse ano, juntos com a Lica e família, Dido e família e Di, teremos uma festa ainda melhor!! Parabéns Rê!!

    ResponderExcluir
  2. Faço da Elã minhas palavras!!! Você retratou na íntegra todos os detalhes e momentos tão especiais de nossa união, alegria, carinho e amor. Jamais esqueceremos! Que venha 2011 com muitas esperanças boas e alegrias pra todos nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Elã e Jane minhas queridas leitoras, amei os comentários de vocês. Não sei porque, mas esse fim de Ano foi muito emocionante, tocou fundo.

    ResponderExcluir
  4. Ah ... que delícia realmente !
    Nossa, estou lendo e me bateu uma saudade ... amei ter passado o ano novo com vcs ! Foi mto especial, momento mágico e encantador !
    Adoro todos !!!
    Ah q saudades das comidas ... rs ...
    Bjinhus !

    ResponderExcluir
  5. Gente!Eu não estou louca.O comentário anterior é da Mel.O meu blog está meio maluco.

    ResponderExcluir
  6. Regina,amei!senti vontade de fazer algum prato.Mas seria muito arriscado,não é mesmo amiga?Sabe?Me sinto muito feliz de poder conviver com vocês!Amo essa família linda!Bjs.

    ResponderExcluir